A necessidade de estar certo

“A NECESSIDADE DE ESTAR CERTO

Sempre que você estiver conversando com alguém, verifique se você está sentindo necessidade de defender seu ponto de vista. Verifique a vontade de tornar a sua opinião mais importante do que a opinião do outro. Se essa vontade de “estar certo” aparecer em você, saiba que é o EGO. O ego tem necessidade de estar certo. Para o ego, estar errado é a morte. Para satisfazer sua necessidade de estar certo, o ego se comunica com outros egos através da discussão ou da validação.

Na discussão, o ego vê o seu ponto de vista sendo atacado, por isso ele reage e contra-ataca.

imagem-e1384872168838Escolha Sua Vida é inspiração, mas é também um guia recheado de verdades– algumas simples, mas que costumamos esquecer, outras mais duras – e exercícios práticos para quem quer sair da inércia e começar a viver segundo suas próprias regras.

É interessante perceber os recursos primitivos que ele utiliza, como aumentar o volume da voz, modificar a entonação da voz para torná-la mais dramática, fazer gestos ou posturas ameaçadoras, entre outros apelos emocionais. Já na validação, o ego encontra pessoas com pontos de vista semelhantes aos seus, e assim se sente “entre amigos”. Durante a validação, os egos “amigos” se inflam através do ataque às pessoas “que não conhecem a verdade”, ou seja, que têm opiniões contrárias às suas. Mas perceba que esses “amigos” só são “amigos” do ego enquanto compartilham opiniões semelhantes. Quando mudam de assunto e as opiniões se tornam conflitantes, a discussão começa novamente.

Enquanto a humanidade continuar vivendo no estágio atual, que é o relacionamento entre egos, não haverá comunicação verdadeira. Enquanto houver necessidade de se defender e atacar, não haverá espaço para ouvir o outro, não haverá espaço para compaixão, que é reconhecer a si mesmo no outro. Quando você descobre sua verdadeira natureza além desse ego frágil e carente, não há mais necessidade de se defender, não há mais necessidade de atacar, não há mais necessidade de estar certo. É claro que você pode expor seu ponto de vista com firmeza. Você pode continuar concordando ou discordando, normalmente.

Mas você pode se libertar do vício de estar sempre certo, e você pode perder o medo de estar errado. Se você busca a verdade em si mesmo, então deve reconhecer que pode não estar certo todas as vezes. Para sua verdadeira natureza, estar certo ou errado não faz a menor diferença. Estar certo não vai torná-lo melhor do que ninguém, e estar errado não vai torná-lo menos digno. “

– Osho

download-1Recomendo esse ebook para quem deseja tem uma vida mais tranquila e feliz. Saiba mais

16832055_1861347534081847_8059571599278084532_nGina Foganholi  – Criadora e administradora da página do Facebook Física Quântica e Espiritualidade – Buscando e compartilhando conhecimento para que possamos ser pessoas melhores, mais felizes e consequentemente irradiar amor por todo o Universo.

Visite meu SITE

Deixe uma resposta